segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

HISTÓRIAS DE VIDA - EDNALDO DE OLIVEIRA


HISTÓRIAS DE VIDA - EDNALDO DE OLIVEIRA


Matéria para o JM da Supervisão Geral de Abastecimento - Prefeitura Municipal de São Paulo.

Por Zé Renato Rodrigues




     Ednaldo de Oliveira é natural de São Paulo. Nasceu no bairro de Jabaquara , Jd Americanópolis, zona sul da Capital, onde vive até hoje. Ele é um funcionário exemplar, trabalha na Prefeitura de São Paulo desde 1986.

     Ednaldo conta que começou a trabalhar bem cedo para ajudar no orçamento familiar. Com 14 anos iniciou como ajudante de marceneiro numa marcenaria, empresa de porte pequeno que tinha o nome do próprio dono, Miguel Cortez. Lá trabalhou 2 anos. Depois, Ednaldo entrou na Confogi, uma firma metalúrgica e trabalhou mais 2 anos, quando decidiu fazer um teste e foi aprovado para trabalhar na empresa Consultoria Oliveira, especializada em perfuração a martelete. “Era um serviço muito difícil, além de cansativo, machucava as mãos com a vibração da máquina. Quebrar asfalto cansava, mas o pior era entrar nas caixas da Telesp e furar para passar os fios. A gente ficava surdo de tanto barulho e quase morria afogado pela poeira, dentro daquele enorme buraco”, relembra. Com toda dificuldade que encontrava no serviço, Ednaldo permaneceu 3 anos na empresa.
  

     Em 1986, indicado por uma colega, Ednaldo foi admitido pela Prefeitura de São Paulo - antiga SEMAB, hoje SMSP (Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras). Em 1991 prestou concurso e se efetivou na função de encanado; cargo que até hoje ocupa na Supervisão Geral de Abastecimento. “Na época que comecei a trabalhar na SEMAB a equipe era formada por 100 homens. A gente fazia manutenção nos Mercados das Subprefeituras. A frota possuía peruas e um caminhão para transportar os funcionários. O caminhão tinha um toldo e bancos, mas não tinha cinto de segurança. Então, quando o motorista precisava frear rapidamente, todo mundo caía pelo assoalho do caminhão”, diz.

     Ednaldo já tem 34 anos trabalhados, e está próximo de se aposentar. Ele conta que gosta muito de trabalhar e tudo o que faz, faz com amor. Por ser bastante caseiro, em suas férias aproveita ficar em casa para descansar e estar ao lado família. “Sou casado há 35 anos, amo muito minha esposa, sou pai de três filhos, duas mulheres e um homem. Tenho três netinhos. Uma neta de 9 anos, uma de 7 e um neto de 5 anos, que são meu xodó. Moramos todos próximos. Portanto, quando eu me aposentar pretendo curtir muito minha família”, completa Ednaldo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário