sábado, 30 de março de 2013

11/05/2012 11h00

O Mercado Municipal de Guaianases faz Aniversário

O Mercado Municipal de Guaianases foi inaugurado em 5 de maio de 1.989, recebendo o nome de Leonor Quadros. Com um amplo estacionamento, o Mercado conta com 44 boxes, medindo 25m², distribuídos entre quitandas, açougues, avícolas, peixarias, empórios, mercearias, utilidades domésticas, floriculturas, rotisseries, bares e lanchonetes.
Recentemente foi criado um espaço para artistas plásticos, um grande diferencial que permite mostrar aos munícipes os talentos de Guaianases.
Outro fator que diferencia o Mercado de Guaianases dos demais é a animação do locutor Natalino Nunes dos Santos, o popular "Palmares", que percorre todo o interior do Mercado anunciando as promoções dos produtos dos boxes. Seu serviço, muito bem executado, através de caixas de som se estende pelas imediações do mercado atraindo pessoas que transitam pelas ruas, persuadindo-as para comprovarem os preços.
O Mercado é favorecido por estar localizado ao lado da Estação Guaianases da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que faz conexão com outras linhas do trem. Pelo fácil acesso, bom atendimento e produtos de boa qualidade, o Mercado abastece não somente a população de Guaianases, mas conquista muitos bairros vizinhos.
“FESTIVIDADES DO ANIVERSÁRIO DO MERCADO MUNICIPAL DE GUAIANASES’
O administrador André Luiz Miranda da Silva diz que tudo tem que ter planejamento. “Deixei para comemorar os 23 anos do Mercado junto ao aniversário do bairro. Guaianases comemora 151 anos no dia 3 de maio, por isso programei alguns eventos na frente do Mercado e dentro do Mercado.
No dia 11/5 em homenagem ao dia das mães, às 15h, num clima de som ambiente, haverá distribuições de brindes para as mães presentes, como vale compras, rosas e outros. No dia 18/05 às 15h - Cine Lar – Mercado. No dia 19/5 das 10h às 17h - Mega feira de artesanato, na praça de eventos, estrada Itaquera – Guaianases, em frente ao Mercado. No dia 20/5 das 9h às 15h - Mega feira de artesanato, praça em frente ao Mercado. Também no dia 20/05 das 10h às 17h - Polo de brincar, praça na frente do Mercado. Portanto, temos muitos eventos em comemoração ao aniversário do Mercado. Tudo planejado, a festa fica mais colorida”, diz André.
O senhor Pedro Lima, mais conhecido como "Pedrinho", é o permissionário mais antigo do local. Proprietário do bar e lanchonete BX1, trabalha no local desde a inauguração do Mercado. Conta que no espaço que está instalado o Mercado hoje, era uma feira livre, onde as pessoas faziam suas compras nos finais de semana e um bate papo entre amigos.
“Essa tradição é mantida até hoje, aqui em meu bar. Por ser uma região muito habitada por nordestinos, na segunda metade do século XX aqui se tornou um ponto referencial para encontros de amigos e as histórias e lendas do sertão não param de ser contadas. Depois de fazerem suas compras pelo Mercado, chegam até aqui. Os amigos almoçam juntos e aproveitam para matar a saudade do passado, contando os causos típicos do homem do campo. O meu bar e lanchonete já se tornou um recanto de lendárias sertanejas”, conclui Pedrinho.
O Mercado Municipal de Guaianases funciona de terça a sábado das 8h30 às 19h30 e domingo das 8h00 às 13h00.


Serviço:
Abast/SP
Texto: Zé Renato Rodrigues
Foto: Zé Renato Rodrigues




Contatos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário